14 filmes imperdíveis sobre Parto

14 filmes imperdíveis sobre Parto

Se você, assim como nós, apenas AMA o assunto parto, se deu bem! Unimos o útil ao agradável e recomendamos 14 filmes só sobre isso pra lotar o seu final de semana de muita barriga, bebê e amor! Tem de tudo: documentários, longas, curtas, ficção… e se você tiver mais sugestões, é só colocar nos comentários que a gente vai atualizando a lista.

Confira:

1. O Renascimento do Parto

Esse documentário já virou obrigatório pra toda gestante que quer parir com respeito no Brasil. Um apanhado geral sobre a situação atual, com relatos e opiniões de diversos profissionais. Essencial!

2. Violência Obstétrica – A Voz das Brasileiras

Documentário organizado e realizado por Bianca Zorzam, Ligia Moreiras Sena, Ana Carolina Franzon, Kalu Brum e Armando Rapchan. Foi produzido a partir de depoimentos reais de mulheres, gravados em suas próprias casas com webcam, celular e máquina fotográfica. Impactante e importante.

3. Hanami – O Florescer da Vida

Um emocionante filme que revela práticas ligadas ao modo de viver a maternidade consciente, o parto ativo e o que isso representa na formação de seres humanos mais conscientes.

4. Parir é Natural

Nós amamos esse doc! Produzido para a Fiocruz em 2015, tem relatos de violência obstétrica e soluções para o problema. Fala da importância das parteiras e EOs na cena do parto, além de imagens lindas de partos domiciliares.

5. Nascer no Brasil: Parto, da violência obstétrica às boas práticas

Série da Fiocruz que fala sobre as remotas chances de passar por um parto sem intervenções no Brasil. Trata dos procedimentos feitos de forma rotineira, causando mais traumas do que benefícios. Aborda também a realidade de nascer no Brasil e para qual direção caminhamos.

6. Nascer no Brasil: Cesárea, mitos e riscos

Mais um da série produzida pela Fiocruz, esse fala especificamente sobre o problema das cesáreas em excesso no Brasil. Um país com 56% de taxa de nascimentos via cirurgia, sendo 88% nos hospitais privados – o que as mulheres brasileiras acham disso, será que elas sabem dos riscos? Vale conferir.

7. Parto no Brasil: a caminho da humanização

Parte 2 | Parte 3 | Parte 4
Filme dividido em 4 partes sobre o projeto de humanização do atendimento ao parto no sistema público, coordenado pela professora doutora Melania Amorim (nossa ídola-mor).

8. Orgasmic Birth

É possível ter um parto tão prazeroso a ponto de chegar ao orgasmo durante o processo? É o que esse filme promete contar! O ponto negativo é que ele está disponível somente em inglês.

9. A Dor do Parto

Doc curtinho sobre como lidar com a dor do parto. Gostamos tanto que já passamos em uma das nossas Rodas e usamos aqui no site! Vale a pena!

10. Ligeiramente Grávidos

Alison e Ben se conhecem numa boate e, completamente bêbados, passam a noite juntos. A ligação entre eles terminaria aí, mas algumas semanas depois Alison liga para Ben para informá-lo que está esperando um filho dele. A notícia faz com que Ben passe a questionar sua própria vida, além de aproximar duas pessoas que preferiam jamais ter se conhecido. Esse filme já está virando um clássico das comédias sobre gravidez e parto, é bem levinho e descompromissado. Vale a pena!

11. Plano B

Zoe decide ter uma gravidez solo e, no dia seguinte após a inseminação artificial, conhece o homem da sua vida. Juntos, eles decidem encarar o desafio. O filme é bem leve e brinca com conceitos que nós amamos – parto natural e domiciliar, amamentação prolongada e criação com apego. As situações acabam muito estereotipadas, mas vale a pena se você estiver com disposição para rir de si mesma, sem problematizar muita coisa.

12. O que Esperar Quando Você Está Esperando

Título-chamariz copiado daquele livro tradicional sobre gravidez, as semelhanças acabam por aí. O filme é leve e bem bobinho, ideal para ver com o companheiro, já que o enredo também considera muito a ótica masculina. Com Rodrigo Santoro no elenco, é mais um desses filmes bem lights pra relaxar dos documentários mais densos.

13. Juno

Uma adolescente descobre uma gravidez indesejada e decide entregar o bebê para adoção. Um filme delicado e emocionante sobre filhos, gravidez e amor. Imperdível!

14. Junior

Clássico das nossas infâncias, esse filme só entrou na lista pra gente se lembrar do quanto estamos velhas! A história fala sobre uma dupla de cientistas que decide testar como é a gravidez em um homem. É engraçado ver um macho vivendo esse momento – inclusive entrando em trabalho de parto!

Referências:
Adoro Cinema
IMDB

One thought on “14 filmes imperdíveis sobre Parto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *